Como foi em 2021 e como será o mercado de máquinas em 2022? A gente fala sobre isso neste artigo.

Como foi o mercado de máquinas em 2021 - Perspectiva para o mercado de maquinas em 2022

Já é tradição! Todo mês de dezembro — antes de encerrarmos nossas atividade no ano — traçamos um panorama de como foi o ano do setor de máquinas da linha amarela. Da mesma forma, analisamos as perspectivas para o ano que virá. Coincidentemente, desde que começamos a fazer esta análise (em 2018), o mercado só tem crescido. Isso, após os longos anos de crise que sucederam 2013, quando foi registrado o recorde histórico de vendas. Sendo assim, especialmente para os mais supersticiosos, não poderíamos deixar 2021 passar em branco. Confira abaixo uma breve análise do que aconteceu e do que está por vir em 2022.

RESULTADOS DE 2021

Boas notícias! O ano de 2021 terminou com alta expressiva nas vendas. Segundo estudo da SOBRATEMA (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), este será o quarto ano seguido de alta! Melhor ainda, o número de máquinas vendidas está muito próximo do recorde registrado em 2013.

De acordo com a SOBRATEMA, as vendas em 2021 foram 39% maiores do que no ano passado. Ao todo foram 31,2 mil unidades vendidas em 2021 contra 22,5 mil em 2020. Só para ter uma ideia da importância desse resultado, no melhor ano do setor (em 2013) foram comercializadas 33,4 mil unidades. Ou seja, falta muito pouco para atingir esse número histórico, o que certamente ocorrerá em 2022.

ALTA EM TODAS AS CATEGORIAS

O estudo aponta que todas as categorias de máquinas da linha amarela tiveram aumentos significativos em relação ao ano passado, entre elas destaque para:

  • Rolos compactadores (+244%);
  • Minicarregadeiras (+134%);
  • Motoniveladoras (+46%);
  • Escavadeiras hidráulicas (+36%);
  • Retroescavadeiras (+38%).

Além disso, a projeção para 2022 é que o crescimento continue, conforme pode ver na tabela abaixo.

Perspectiva Mercado de Máquinas em 2022

PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE MÁQUINAS EM 2022

A projeção é de que os números de 2021, que já foram ótimos, sejam batidos em 2022. Ainda que o ritmo de crescimento seja menor. Para a SOBRATEMA, o crescimento em 2022 deverá ficar em torno de 12%, o que já seria mais do que suficiente para quebrar o recorde de 2013, conforme aponta o gráfico acima.

As perspectivas otimistas levam em conta as concessões de infraestrutura, o marco legal do saneamento e o crescimento dos setores de mineração e construção, entre outros fatores. Além disso, o mercado de construção costuma ficar aquecido em ano de eleições, o que também deve ajudar.

Sem dúvida, há um crescimento consistente desde 2019, o que permite acreditar nesse cenário positivo em 2022 e nos anos que virão. Além disso, a pandemia finalmente dá sinais de trégua, o que certamente deve estimular os investimentos.

Por outro lado, fatores como a instabilidade política e a falta de insumos continuam preocupando e podem prejudicar. Porém, mesmo com algumas ameaças, há bastante otimismo. A expectativa é que o bom momento do mercado de construção e a alta no valor das commodities (que afetam a mineração e o agronegócio) prevaleçam por mais algum tempo, mantendo assim as vendas da linha amarela aquecidas.

Fonte: Sobratema

GIROTTI COMPONENTES E SISTEMAS DE INJEÇÃO

A GIROTTI é um importante provedor de soluções para máquinas da linha amarela. Se você trabalha com escavadeiras, pás carregadeiras, motoniveladoras, tratores de esteiras, rolos compactadores, scrapers, entre outras máquinas, conheça as soluções disponíveis. Com a GIROTTI sua máquina roda mais em 2022!

Deixe o seu comentário