Bomba hidráulica da unidade injetora - Bomba de Atuação

A bomba hidráulica da unidade injetora, também conhecida como bomba de atuação, é um dos componentes mais importante do sistema de injeção eletrônica HEUI. Neste artigo, o engenheiro Matheus Souza fala um pouco sobre o seu funcionamento.

Se preferir ouça este conteúdo através da Rádio Girotti!

Engenheiro Matheus Souza

Olá! Eu sou o engenheiro Matheus Souza — diretor da Girotti Injeção Diesel — e neste artigo vou falar um pouco sobre o funcionamento da bomba de atuação. Confira!

Você, amigo que trabalha com máquina pesada, já ouviu falar em bomba hidráulica da unidade injetora? E em bomba de atuação? Independentemente do nome pelo qual você conhece, precisa saber que este componente é essencial para o sistema de injeção eletrônica HEUI funcionar. Você encontra uma bomba de atuação, por exemplo, em máquinas equipadas com os motores C7 e C9. Ou seja, em diversos modelos de escavadeiras, tratores de esteira, carregadeiras e motoniveladoras.

Trata-se de uma bomba de pistão de vazão variável que funciona a partir do óleo lubrificante do motor. Assim sendo, tem como função pressurizar esse óleo, garantindo a pressão de comando da injeção, necessária para alimentar e fazer funcionar as unidades injetoras.

*Não confunda com a bomba de transferência do combustível. Esta, fica instalada na parte posterior da bomba hidráulica da unidade injetora e tem como função sugar o combustível do tanque.

Bomba hidráulica da unidade-injetora e bomba de transferência

A GIROTTI TEM!

Antes de continuar, saiba que aqui na Girotti você encontra a bomba hidráulica da unidade injetora para os motores C7 e C9 remanufaturada na base de troca.

MOTOR C7 – Máquinas onde é utilizado: Escavadeira 324D, Escavadeira 325D, escavadeira 329D, Motoniveladora 12K, Motoniveladora 120K, Motoniveladora 140K, Motoniveladora 160K, Carregadeira 962H, Carregadeira 950H, entre outras. VER TODOS OS PRODUTOS

MOTOR C9 – Máquinas onde é utilizado: Escavadeira 330D, Trator de Esteira D6T, Escavadeira 336D, Motoniveladora 140M, Motoniveladora 160M, Trator de Esteira D6R III, FELLER (521, 532, 552), entre outras. VER TODOS OS PRODUTOS

SISTEMA HEUI

Sistema de injeção eletrônica HEUI
Sistema de injeção eletrônica HEUI

O sistema de injeção HEUI só funciona graças a bomba hidráulica da unidade injetora. Afinal, ela tem um papel fundamental no sistema de ativação da injeção. Já que é a responsável por enviar o óleo na pressão de comando responsável por fazer as unidades injetoras funcionarem.

Assim sendo, a bomba é alimentada à uma pressão de lubrificação de aproximadamente 45psi elevando-a até a casa de mais ou menos 3700psi, de forma variável. As unidades, por sua vez, atuam conforme os dados coletados pelos sensores e levados ao módulo (ECM) que por sua vez efetua o controle eletrônico, dosando, assim, o volume de combustível necessário.

NESSE POST expliquei mais detalhadamente como o SISTEMA HEUI FUNCIONA.

BOMBA HIDRÁULICA DA UNIDADE INJETORA

Como mencionei acima, a bomba de atuação tem papel fundamental no sistema de ativação da injeção. Mas como funciona?

  1. Primeiramente, o óleo flui da bomba de óleo passando pelo arrefecedor e filtro de óleo;
  2. Em seguida, parte dele é direcionado para suprir a bomba hidráulica da unidade injetora (bomba de atuação)​;
  3. Desse modo, ele enche o reservatório da bomba​;
  4. Posteriormente, o óleo é pressurizado;
  5. Assim, ele flui para a passagem de óleo de alta pressão no cabeçote do cilindro​;
  6. O óleo é contido na passagem de óleo de alta pressão, sendo liberado de acordo com a necessidade de uso pelas unidades injetoras​.​

Veja na imagem abaixo os componentes que atuam na bomba hidráulica da unidade:

Bomba hidráulica da unidade injetora

GIROTTI

Há mais de 20 anos, nós da GIROTTI atuamos na venda, reparo e remanufatura de componentes e sistemas de injeção eletrônica diesel de escavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras, tratores de esteira, entre outras. Com clientes satisfeitos no Brasil todo, nossa empresa é especialista nos sistemas HEUI e Common Rail. Por isso, se o assunto é injeção eletrônica de máquina pesada, fale imediatamente com a GIROTTI.

Entre os produtos oferecidos pela GIROTTI estão: unidades injetorasinjetoresECM, bombas injetoras, bombas de atuaçãobombas de alta pressãobombas de transferência etc.

Caso tenha alguma dúvida sobre algum PRODUTO GIROTTI, fique à vontade para ENTRAR EM CONTATO através do nosso WhatsApp. CLIQUE AQUI

Deixe o seu comentário